Estranhos prémios
O jornal "Expresso", "Jornal de Letras" e a cadeia de televisão "SIC" - tudo meios de comunicação social tidos como de 'referência - fizeram hoje o "Campeonato de Língua Portuguesa". Meritória iniciativa para desemburrar os co-falantes tugas do idioma de Camões e de mais 200 milhões de pessoas em todo o Mundo. Os prémios é que foram um bocado estranhos: Primeiro Prémio: uma viagem ao Egipto; Segundo Prémio: uma viagem a Londres; Terceiro Prémio: uma viagem a Espanha. Curiosamente, tudo destinos onde NÃO se fala Português...
5 Comments:
ERRADO!!
No Egipto, há o antigo selecionador da Seleção a treinar uma equipa qualquer...
Em Londres, há o gajo que está a "testar" a Teoria da Relatividade...
E em Espanha, entre estudantes e turistas, há quase mais tugas que cá...
É assim, se eles oferecessem como 1º prémio uma viagem à Baixa da Banheira, como 2º uma viagem à Musgueira e como 3º uma viagem à Amareleja, ninguém ia concorrer, não é verdade?
Mas nesses sitios ainda se fala MENOS português...
o 3.º prémio deve ser concerteza uma viagem a Olivença...
Países e regiões do mundo onde se fala português, mesmo que arcaico:
Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Casamansa (Senegal), S. Tomé, Cabinda, Angola, Moçambique, Goa, Diu (ambas na União Indiana), Malaca, Timor-Leste, Macau. No Japão subsistem cerca de 200 palavras de português, assim como em Mombaça, na Costa Oriental de África ainda subsistem resíduos linguísticos. Além disso, há importantes de emigrantes portugueses em França, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, Venezuela, África do Sul, República Democrática do Congo.
Enviar um comentário
<< Home