quarta-feira, janeiro 31, 2007

Estamos bem servidos, estamos

O Aeroporto da Portela foi inaugurado a 15 de Outurbro de 1942.
O Metro de Lisboa, foi inaugurado a 29 de Dezembro de 1959.
Em 2006 o Governo anunciou o lançamento da construção da Ota, em substituição do Aeroporto da Portela, que encerrará em 2017.
Em 2007, o Governo anuncia a construção da ligação do Metropolitano de Lisboa ao Aeroporto da Portela, um custo de 216 milhões de euros. Uma ligação que provavelmente só estará concluída, e na melhor das hipóteses, em 2012.

Não há aqui qualquer coisa que não está a bater muito bem?

Acorda-se tarde para uma ligação essencial: Aeroporto/Centro da Cidade, que devia ter estado nos primeiros planos de expansão do Metro, para já não falar na sua construção.
Constrói-se essa ligação a cinco anos de término da sua função principal, que é a de servir o Aeroporto.
Quem é que vai lucrar com esta obra tardia?
É isto o aproveitar de oportunidades das verbas comunitárias, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, tão caro ao engenheiro Sócrates?
Estamos bem servidos, estamos...

2 Comments:

Blogger CORTO MALTESE said...

Ora aí está!
Sempre me perguntei porque não havia metro no aeroporto! Segundo se diz por aí, isso é o normal em todas as cidades europeias... agora que vamos ter metro no aeroporto, o aeroporto pira-se?
'tamos mal, tamos...

12:05 da tarde  
Blogger 7ubal said...

Mas é claro que o actual espaço do aeroporto vai valer muito dinheiro com a já estagnada expansão demográfica de Lisboa.
Vai uma aposta em como quando o aeroporto estiver quase a fechar as portas vai ser apresentado um fabuloso projecto para "requalificar aquele espaço", cheio de condomínio, torres e galerias comerciais com muitos e bons acessos?
A Expo foi o "strike one". A Portela será o "strike two". E, pelo andar da carruagem, ainda vai a ser a zona de Belém a ser o "strike three", de maneiras que as classes mais baixas se verão definitivamente "out" da capital.

10:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home