domingo, fevereiro 12, 2006

As cricas do presidente

Em fim de mandato, Jorge Sampaio tem sido um ver-se-te-avias a distribuir medalhas e condecorações a torto e a direito, que toca as raias do ridículo. Desvirtua-se o sentido de se condecorar alguém e as medalhas acabam por valer tanto como as cricas dos refrigerantes que em miúdos guardávamos, para fazer corridas de 'carros' em 'pistas' de terra no fundo do quintal.
Nos tempos das monarquias, os feitos valorosos eram premiados pelo monarca com títulos de nobreza, associados à doação de terras, das quais o agraciado recebia rendimentos.
A substituição de títulos de nobreza por condecorações de ordens honoríficas é, essencialmente, uma invenção republicana, nascida nos tempos do Império Napoleónico: na falta de bens para serem doados a quem se distinguia, foi inventada a 'Legião de Honra' - fidalguia sem comedoria, que é como quem diz, gaita que não assobia.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

E por causa disso, passou o povo a dizer "Foge cão, que te fazem Barão!"
Lá razão tinham eles...

11:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

8:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Allegra goodman27s kaaterskill falls contact lenses White file cabinets

2:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home