domingo, dezembro 18, 2005

Decapitação de costumes

Parte 2
Seja aberta a sessão novamente.Traz-se a este tribunal a acusação de conspirações contra os costumes sem sentido:

Acuso o costume do "santinho" no final de cada espirro.
És santinho?, olha se calhar precisavas era ver se te candidatavas lah para a igreja e fazias algo aos outro santinhos que parecem que são surdos (aquilo até parece ser facil para entrar teres uns quantos anos de suspeitas mais que confirmadas em todo o tipo de crimes), só sabem eh chorar. E ainda por cima hão de ser de sangue. Tipo, o pessoal já não acha piada ao mesmo truque vez após vez. Da primeira até teve graça, pronto... mas já chega, não acham?

(...)

Mediocridade em seguir o que os outros dizem sem saber onde vamos parar. Com a maré, com a ralé, com os sem vontade própria e livre arbitrio.... CORTA!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Ja diz uma boa amiga minha (é mesmo boa amiga, não só amiga boa!): "De santo, só se for o espirro, porque eu de santa (ou santo) não tenho nada!"

11:14 da tarde  
Blogger Apostol said...

Santinho!, Jesus!, Saúde! Três formas usadas quando uma pessoa espirra mas todas com um fundo comum: na idade média determinadas afecções pulomonares eram mortais (pois, não havia antibióticos e toda essa panaceia da medicina moderna) e o espirro era um sintoma, em especial os espirros multiplos. Portanto, eram, as duas primeiras, invocações de protecção divina e a terceira uma invocação votiva de saúde. A tradição manteve-se ao longo dos tempos. Embora haja uma nova versão, em geral dita pelo próprio que espirra: f...-se!!!

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home